“O homem é do tamanho do seu sonho”
Fernando Pessoa
A Corrente de Benguela é uma corrente oriental de contorno, que faz parte do vórtice subtropical do Atlântico Sul, e flui ao longo da costa sudoeste da África. Desde o Cabo da Boa Esperança, ela se move para o noroeste para unir-se à corrente de Angola.
Na sua parte sul é caracterizada por uma ressurgência de águas frias, ricas, enquanto na sua parte norte é dominada por águas quentes e tropicais. Possui um fluxo bem definido que está confinado na maior parte perto do continente e um fluxo transiente, mais variável, em seu lado ocidental. O fluxo transiente é dominado por grandes redemoinhos.
Navegar por esta corrente não é uma tarefa fácil. Navegar por esta corrente, sozinho, e a remo é uma tarefa impossível. Pelo menos foi isso que o navegador solitário Amyr Klink ouviu quando estava prestes a seguir sua aventura de atravessar o Atlântico Sul, a remo, partindo da África com destino ao Brasil.
“É impossível, Amyr, impossível! Desista enquanto é tempo! Ninguém pode vencer a corrente de Benguela com os braços! Desista! Você vai morrer como os outros!” , dizia o reverendo Tanaeff.
Até então todas as tentativas anteriores de cruzar o Atlântico Sul a remo não haviam terminado bem. Das três que se tinha notícia, um dos aventureiros havia sido encontrado semimorto alguns dias após partir e outros dois partiram sem nunca mais serem vistos.
Mas Amyr estava determinado e não pretendia vencer corrente alguma com os braços, mas sim com a cabeça. E assim o fez, após cem dias e cem noites, vindo a aportar numa tranquila tarde de terça-feira na Praia da Espera, na Bahia.
Na quietude daquela noite, a última, ancorado no infinito sossego da Praia da Espera, sonhando com os olhos abertos e ouvindo outros barcos que também dormiam, Amyr descobriu que “a maior felicidade que existe é a silenciosa certeza de que vale a pena viver”.
Todas as conquistas em nossas vidas normalmente são frutos de algo que foi sonhado. Amyr tinha um sonho e deu um jeito de torná-lo realidade. Você com certeza também possui os seus. É hora de começar a tirá-los da cabeça.
OS 10 MAIORES SONHOS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS
Viajar, ter carro próprio e fazer cirurgia plástica estão entre os principais sonhos de consumo do brasileiro, de acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil em conjunto com o Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz em janeiro de 2015. Nesta pesquisa o item casa própria não foi considerado na lista de produtos e serviços.
Em ordem de prioridade estes foram os principais sonhos de consumo:
1. Viagem Internacional (15,3%)
2. Viagem Nacional (11,5%)
3. Carro (9,3%)
4. Viagem de Final de Semana (7,5%)
5. Cirurgia Plástica (7%)
6. Tratamentos Estéticos / Spa (6,2%)
7. Eletroeletrônicos (4,9%)
8. Academia e outras atividades esportivas (4,7%)
9. Restaurantes chiques / conhecidos / badalados (4%)
10. Restaurantes que costuma ir com amigos e família (3,8%)
IDENTIFICANDO OS SEUS SONHOS
A pesquisa do SPC Brasil tratou apenas de itens de consumo. Porém, sabemos que há diversos outros sonhos não necessariamente vinculados ao consumo, como por exemplo: dar uma boa educação para os filhos, ter uma aposentadoria tranquila, ser financeiramente independente, aprender um novo idioma, fazer um intercâmbio, ajudar voluntariamente numa causa social, casar, ter filhos, escrever um livro… Enfim, a lista é interminável!
Alguns questionamentos podem lhe ajudar na tarefa de identificar os seus próprios sonhos.
Seus Sonhos
Quais são os seus sonhos?
Muitos, principalmente os mais jovens, respondem a esta pergunta dizendo que sonham em “estudar e conseguir um bom emprego”. Estes seriam apenas meios ou caminhos para se alcançar os verdadeiros sonhos e não o fim em si. Estudar pra quê? Ter um bom emprego pra quê?
O importante é você ter clareza dos seus sonhos…
Entre todos os sonhos que possui, consegue identificar algum que seja claramente o mais importante de todos?
Não adianta sonhar com dezenas ou centenas de coisas ao mesmo tempo. Precisamos ter foco. No início é importante nos concentrarmos em um de cada vez. À medida que o primeiro for atingido outros começam a ganhar prioridade.
Acha que os seus sonhos são possíveis ou são algo totalmente inatingíveis?
Como qualquer objetivo na vida é preciso dar um passo de cada vez. Mas é preciso sonhar e crer primeiro para conquistar depois. É fundamental que você visualize sua vida plena e próspera. Você precisa sonhar mesmo que ainda não tenha condições de realizar o seu sonho.
Você se considera merecedor dos seus sonhos? O que te impede de atingir os seus sonhos?
Apesar de o dinheiro exercer um papel importante na realização de nossos sonhos, muitas vezes nos boicotamos por achar que nunca seremos capazes. Criamos limitações em nossas próprias mentes que nos impedem de prosseguir. São as nossas crenças limitantes e precisamos nos livrar delas.
O que você gostaria de poder fazer com mais frequência?
Imagine-se escolhendo sua vida sem nenhuma restrição de tempo, dinheiro, localização geográfica ou de qualquer outra natureza. Quais seriam os seus hobbies? Com o que gostaria de trabalhar? Com quem gostaria de trabalhar? Se engajaria em algum trabalho voluntário? Aprenderia algo diferente? Onde gostaria de morar? Como seria sua casa? Que lugares gostaria de conhecer? Com quem passaria mais tempo? Que relacionamentos gostaria de nutrir com mais qualidade? Como cuidaria de sua saúde? Praticaria algum esporte? Cuidaria mais de sua saúde mental e espiritual?
Essas perguntas, para muitos, não são tão fáceis de responder. Podem atingir um alto grau de profundidade, requerendo assim uma reflexão mais intensa também.
SONHOS PRECISAM VIRAR PLANOS
Sonhar é uma das coisas mais prazerosas da vida e ainda por cima não custa nada. No entanto, a expressiva maioria de nossos sonhos necessita de dinheiro para se tornar realidade.
É muito comum encontrar pessoas que desistiram facilmente de seus sonhos (73% dos entrevistados na pesquisa acima) por falta de condições financeiras.
Muitos não se dão nem ao luxo de sonhar enquanto o principal objetivo é conseguir pagar todas as contas do mês sem precisar de nenhum empréstimo.
Isso é um grande equívoco. Não importa a sua situação financeira atual. Os sonhos serão sempre o grande combustível que nos move na direção daquilo que queremos para nossas vidas.
Quanto custa o seu sonho?
Quanto tempo leva para realizá-lo?
Quais/quantas pessoas estão envolvidas no seu sonho?
Onde será realizado?
Por que tem este sonho em mente?
Gostaria de te convidar a procurar um lugar calmo e tranquilo onde pudesse refletir e colocar no papel as respostas a todas estas perguntas colocadas ao longo do texto. Não as responda apenas mentalmente. É de fundamental importância que as escreva tentando detalhá-las com a maior profundidade possível.
Este exercício te ajudará a ter clareza de tudo o que quer e de quais são os principais obstáculos que estão te impedindo de alcançar e realizar tudo o que deseja. Acredite, com isto em mãos você terá dado um dos passos mais importantes na concretização dos seus sonhos.
PLANOS PRECISAM TORNAR-SE REAIS
Suas Metas
Uma vez tendo colocado tudo no papel, é hora de organizar melhor as ideias. É onde seus planos se transformam em metas.
As metas são uma forma mais organizada de escrever os seus sonhos. Elas precisam sair um pouco do campo genérico e ser mais específicas.
Para que se acompanhe o progresso das mesmas, precisam ser medidas.
Como qualquer coisa na vida precisamos dar um passo de cada vez, e portanto, as metas precisam ser realistas e possíveis de serem atingidas.
E por fim, precisam estar associadas a um prazo determinado.
Ou seja, não adianta sonhar apenas dizendo que gostaria muito de poder viajar e conhecer outros países.
Neste caso é importante definir algo do tipo: Pretendo fazer uma viagem de quinze dias com a minha família, daqui a dois anos para a Europa, onde conhecerei Itália, França, Portugal e Espanha.
Repare que já se trata de algo bem mais específico e elaborado. O próximo passo seria definir mais detalhadamente os custos de todos os itens envolvidos na viagem, como passagens, hospedagem, locomoção, alimentação, lazer, compras e outros, para a partir daí se definir o valor total do sonho e quanto deve ser poupado mensalmente para atingi-lo.
Outra vantagem de ter tudo escrito e detalhado é que nossa determinação e disciplina para alcançar o que queremos aumentam drasticamente justamente em função da clareza destes objetivos em nossas vidas.
Seus Valores
O que realmente importa pra você? Por quê? Seus sonhos e metas precisam estar em harmonia com seus valores e para isso você precisa saber o que realmente quer de verdade.
O que considera de vital importância?
Somos influenciados desde cedo por nossos pais e pelo meio que nos cerca, mas acima de tudo somos livres para escolher nossos próprios valores.
E só teremos controle de nossas vidas quando decidirmos conscientemente por quais valores queremos ser guiados. Esses valores precisam apontar numa mesma direção e estar alinhado com nossas metas.
Suas Estratégias
Quando os seus sonhos, metas e valores estiverem em harmonia entre si, você precisará traçar as estratégias que lhe permitirão ser bem-sucedido em suas ações. Precisará adquirir algumas habilidades e competências caso ainda não as possua, como:
Administrar bem suas dívidas;
Obter os recursos necessários para executar seu plano;
Formar uma reserva financeira;
Cultivar o hábito de poupar;
Fazer seu dinheiro render;
Aumentar a sua renda;
Manter e cultivar o seu dinheiro;
Mas essas habilidades já são temas para outro bate-papo.
Por enquanto, é hora de se concentrar naquele que muitos consideram ser o maior obstáculo de todos…
O MEDO
Muita gente nunca sai do campo dos sonhos! Sonhar é gostoso e prazeroso…
Transformar os sonhos em metas e estas em ação dá bastante trabalho e muitas vezes requer uma dose extra de esforço, disciplina, dedicação e trabalho duro que alguns não estão dispostos a enfrentar.
Outros têm medo de fracassar e só de pensar assim já se paralisam e nem tentam.
Ter medo é normal e acontece com todos. O que diferencia os que seguem em frente dos que ficam parados é justamente a atitude com a qual enfrentam seus medos. Os que avançam, AGEM apesar do medo.
Quando Amyr se viu diante dos redemoinhos e ondas gigantes da costa da África sabendo que haveria um Oceano inteiro a ser conquistado a remo, pensa que não teve medo? Pois deixe que ele mesmo te descreva o que sentiu…
“Se estava com medo? Mais que a espuma das ondas, estava branco, completamente branco de medo. Mas, ao me encontrar afinal só, só e independente, senti uma súbita calma. Era preciso começar a trabalhar rápido, deixar a África para trás, e era exatamente o que eu estava fazendo. Era preciso vencer o medo; e o grande medo, meu maior medo na viagem, eu vencera ali, naquele mesmo instante, em meio à desordem dos elementos e à bagunça daquela situação. Era o medo de nunca partir. Sem dúvida este foi o maior risco que corri: não partir.”
Seja qual for o seu maior sonho, não importa quão difícil seja e quão longe lhe pareça realizá-lo, acredite, comece, dê o primeiro passo. Não corra o risco de não partir.
Fontes de consulta:
http://oceancurrents.rsmas.miami.edu/atlantic/benguela.html
https://sandcarioca.wordpress.com/2011/01/12/corrente-de-benguela-um-nino-do-atlantico-que-afeta-o-brasil/
https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/analise_sonhos_de_consumo_v41.pdf
https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/apresentacao_sonhos_de_consumo1.pdf
Livro: Cem Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink
E-book: O Livro dos Sonhos – Life Finanças Pessoais
Livro: Terapia Financeira – Reinaldo Domingos
Livro: Gestão de Sonhos – Amyr Link
Livro: O Caminho para a Liberdade Financeira – Bodo Schäfer
Livro: Money – Master the Game – Tim Robbins