Jornada Financeira: O Caminho Para Uma Vida Mais Feliz e Abundante Através da Liberdade Financeira

“Existe uma maravilhosa mítica lei da natureza que as três coisas que mais desejamos na vida — felicidade, liberdade e paz de espírito — são sempre obtidas quando as concedemos a alguém mais.”
Peyton Conway March

Olá, tudo bem? Uma grande quantidade de pessoas, em algum momento da vida, já se fez perguntas do tipo:

Posso ser financeiramente livre?
Preciso de dinheiro para ser feliz?
Como acabar com minhas dívidas?
Como ter uma vida financeiramente saudável?
Como conseguir pagar todas as contas do mês e ainda guardar dinheiro?
Como juntar dinheiro para a minha aposentadoria?
Como aumentar minha renda?
Como gastar menos do que ganho?

Se você faz parte deste grupo, provavelmente carrega algumas angústias dentro de si.

Eu sou Bruno Corrêa, fundador do Jornada Financeira e quero lhe convidar a descobrir e explorar um mundo novo, muito mais especial e abundante.

Imagine como seria sua vida se você dominasse a arte do dinheiro…

Imagine que dinheiro não é problema em sua vida…

Como se sentiria se não precisasse mais levantar pra ter que ir para o escritório trabalhar todas as manhãs?

Como seria se tivesse a liberdade de levar sua vida do seu jeito, fazendo o que quisesse dela?

O que significaria saber que você tem a oportunidade de começar um negócio próprio, ou comprar uma casa para os seus pais, ou pagar uma boa escola para os seus filhos, ou ter a liberdade de viajar pelo mundo todo?

Como se sentiria ao acordar todas as manhãs sabendo que tem dinheiro suficiente entrando não apenas para cobrir suas necessidades básicas, mas também para realizar todos os seus sonhos?

A verdade é que a maioria de nós continuaria trabalhando. Porém, de uma forma feliz e abundante. Trabalharíamos porque queremos, não porque precisamos.

Isso se chama Liberdade Financeira.

E a boa notícia é que, apesar de na prática só estar disponível para poucos, na verdade está ao alcance de qualquer pessoa, inclusive daquelas que não possuem nenhum conhecimento na área de finanças.

Está gostando? Quer saber como atingir a sua Liberdade Financeira?

Então continue lendo que já te conto mais a frente. Mas antes, coloque seu email abaixo para receber atualizações gratuitas do blog!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu endereço de email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!


Fique tranquilo. Respeitamos sua privacidade, nunca enviamos spam e você pode sair facilmente quando desejar.

O PROBLEMA DA FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Infelizmente no Brasil não possuímos uma população financeiramente educada. Este tema não é obrigatório nas escolas e pouquíssimas o abordam. E mesmo as que o fazem passam mais um conteúdo introdutório do que uma informação mais densa e aprofundada.

Como consequência temos que 8 em cada 10 brasileiros sabem pouco ou nada sobre suas finanças pessoais, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em janeiro de 2014.

 

Controle Financeiro

E mesmo entre os que afirmam conhecer melhor as suas finanças, 28% admitem não ter um controle organizado de suas despesas.

A mesma pesquisa revela ainda alguns hábitos interessantes dos brasileiros que comprovam esta tese da falta de educação financeira:

36% compram produtos mesmo sem ter o dinheiro suficiente para pagar.
17% dos que possuem conta corrente, fecharam o mês no vermelho.
36% deixaram de pagar ou pagaram alguma conta com atraso no último ano.
38% dos que possuem conta em banco, entraram pelo menos uma vez no cheque especial no último ano.
40% dos que possuem cartão de crédito deixaram de pagar a fatura integral pelo menos uma vez no último ano.
6 em cada 10 admitem chegar ao fim do mês sem conseguir poupar nenhum centavo.

 

hábitos de compra dos consumidores

Existe claramente uma cultura do imediatismo onde o consumo deliberado e as compras por impulso falam mais alto do que um planejamento de longo prazo onde o ato de poupar para uma reserva financeira futura e para uma melhor qualidade de vida fica relegado a um segundo plano.

Como consequência direta desta falta de educação financeira, vemos crescer assustadoramente o número de pessoas endividadas e com sérios problemas financeiros. Estes, por sua vez, influenciam diretamente na qualidade de vida de cada um, tornando-os escravos do trabalho e do dinheiro para poderem pagar suas contas.

COMO O JORNADA FINANCEIRA PODE LHE AJUDAR A ALCANÇAR SUA LIBERDADE FINANCEIRA

É aí que entra o Jornada Financeira, para ajudar você a entender quais os principais motivos e hábitos que te fazem escravo do seu dinheiro, para a partir daí, conseguir se libertar dessas amarras que te prendem neste redemoinho.

Os conteúdos estão divididos basicamente em três grupos:

Sua Mente

Na agricultura, se quisermos colher bons e duradouros frutos, precisamos fazer pelo menos três coisas:

1) Preparar bem o solo;
2) Escolher sementes de qualidade;
3) Regar

Na nossa vida não é diferente. Em todas as áreas colhemos aquilo que plantamos. A nossa mente é o solo onde plantamos. Os frutos que mais colhemos são oriundos das crenças (sementes) que mais alimentamos (regamos).

Quem é você, então? Como você pensa? Quais são os seus hábitos? Quais as suas principais características? O quanto acredita em você mesmo? Como você se relaciona com as pessoas? O quanto confia nas pessoas? O que pensa a respeito do dinheiro? O que pensa sobre quem não tem nenhum dinheiro? E sobre quem tem muito? Quais são os seus medos? Você é capaz de agir apesar deles? O que te paralisa?

Não conseguiremos avançar muito se não tivermos um modelo mental forte e preparado (solo fértil) o suficiente para seguir nesta jornada. Precisamos cultivar crenças libertadoras ao invés de crenças limitantes. É sobre isso que falaremos aqui.

Seu Bolso

Uma vez tendo a mente preparada, aí sim podemos falar de todas as ferramentas necessárias a uma boa educação financeira: estratégias de investimentos, elaboração de orçamentos de despesas, controle de gastos, eliminação de dívidas, planilhas financeiras e quaisquer outros instrumentos disponíveis.

Sua Liberdade

Há um limite para a sua capacidade de poupar, mas a sua capacidade de gerar renda e riqueza é ilimitada. Poupar e investir são atitudes extremamente importantes, porém insuficientes para alcançar sua liberdade financeira (pelo menos num prazo de até dez anos). É aqui que a entram as principais estratégias que te levarão ao nível desejado de liberdade. É onde a mágica acontece!

Todo o conteúdo do blog estará contido em pelo menos um destes três grupos, e assim vamos caminhando juntos.

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NESTA JORNADA

Minhas mãos suavam. O coração batia um pouco mais acelerado que o normal. Dentro da minha sala, cerca de 30 pessoas. Aquela não era uma prova comum. Era a primeira vez que se aplicava no meu Estado.

Mesmo com alguns “treinamentos” com meu professor, ainda não me sentia totalmente preparado. A forma de pensar e raciocinar não eram as tradicionais. A criatividade era importante neste processo. Mesmo assim minha autoconfiança era muito grande.

O cronômetro acabara de ser iniciado. Tinha duas horas pra mostrar o que sabia, e SE sabia. Abri a prova. Eram apenas 5 questões. Por hábito, sempre lia todas antes de escolher por qual começaria, e assim o fiz.

Desespero…

Não tinha ideia de por onde começar a raciocinar. Longos 20 minutos de branco total. “Vamos, Bruno! Você é inteligente. Pense em algo, deixe fluir o que você sabe”. Esse “auto-diálogo” (não seria um monólogo?) é bem vivo dentro de mim até hoje. E já se passaram 31 anos.

Branco! Ideia! Deixar Fluir! Esse processo é mágico! Pouco a pouco as conexões vão se formando e sua “cria” nasce.

Eis que a minha obteve o 6° lugar geral na 1ª Olimpíada de Matemática do Estado do Espírito Santo. Como prêmios, além do certificado e do reconhecimento, 3 livros de história da matemática que fazem parte da minha coleção até hoje.

A matemática sempre me encantou desde muito cedo. Era hora de fazer minha opção no vestibular: Economia ou Engenharia? Não tinha como saber. Decidi fazer as duas. Começaria no primeiro ano com a Economia e faria, no ano seguinte, vestibular para Engenharia. Não tinha como fazer as duas no mesmo ano. Só a Federal disponibilizava estes cursos na minha cidade, e só se ingressava uma vez por ano.

Um ano se passou e um amigo que havia ido estudar Engenharia no Rio no ano anterior me incentivou a ir fazer o mesmo lá. Isso atrapalharia minha estratégia de “testar” os dois cursos ao mesmo tempo. Mas resolvi fazer os dois vestibulares, o da Federal em Vitória, e o do Rio.

Aprovado nos dois! Outra decisão difícil se apresentou. Escolhi o Rio e a Engenharia. Abandonei a Economia. Formei-me em Elétrica (Ênfase em Sistemas de Apoio à Tomada de Decisões) na PUC. Um curso com enfoque muito grande na matemática e estatística aplicadas.

Foi lá que tive meu primeiro contato com o mundo das finanças! Mais uma paixão! O MBA pelo IBMEC viria como consequência natural, e a partir de então este mundo nunca mais se separaria de mim.

Toda minha vida profissional sempre girou em torno da área financeira. Sempre ocupei cargos de gestão nesta área. E quase sempre em negócios próprios. Tive apenas três experiências de trabalho onde minha carteira foi assinada: 1) logo que me formei, como Analista de Sistemas; 2) lecionando numa faculdade; e 3) cuidando da área Financeira de uma pequena indústria do setor automotivo.

Como empresário, junto com minha família, conduzo os negócios que temos na área de alimentação, buffet e eventos. E também já fui sócio de uma Corretora de Seguros e atuei como Agente Autônomo de Investimentos, devidamente credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), representando duas Corretoras de Valores: a Gradual Investimentos e a XP Investimentos.

Quando fui professor na faculdade, dei aula para os cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Oficialmente dava aula de Estatística, mas acabei também lecionando Matemática Financeira e Administração Financeira. Estatística não é lá uma disciplina que as pessoas têm paixão por aprender. Via de regra costuma ser aquele tipo de matéria onde os alunos querem apenas passar e esquecer o mais depressa possível, imaginando que nunca precisarão daquilo na vida.

Tive o prazer de conhecer alunos brilhantes e dedicados, mas uma boa parte da turma não queria aprender nada. Como eu ensinava muito mais pelo prazer e não pela remuneração, acabei ficando apenas um ano e meio. Mas para minha surpresa, mesmo depois de afastado da faculdade por mais de dois anos, fui escolhido Professor Homenageado. Lá se vão mais de 13 anos, mas as sementes do ensino e do compartilhamento do conhecimento ficaram plantadas desde então.

Possuo mais de 25 anos de experiência. Sou apaixonado por conhecimento. Sempre li muitos livros e estudei muito. Não paro de ler e estudar nenhum dia sequer. Descobri que o meu propósito nesta vida é ajudar, através do compartilhamento do meu conhecimento, a transformar a vida do maior número possível de pessoas. E apesar de falar de um tema no mínimo polêmico – dinheiro – o faço com algo por trás que de polêmico nada tem: amor.

Demorei a entender e atender a este chamado. Mas agora te convido a me acompanhar nesta jornada.

Essa é a essência do Jornada Financeira: não é apenas um blog, é uma forma de fazer com que as pessoas alcancem a liberdade através de uma vida mais rica (não apenas financeiramente), feliz e abundante!

A vida é uma sucessão de escolhas. E você? Topa escolher conhecer este mundo especial?

Então cadastre seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog que, post a post, lhe mostrará como é possível levar esta vida!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu endereço de email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!


Fique tranquilo. Respeitamos sua privacidade, nunca enviamos spam e você pode sair facilmente quando desejar.