A SUA LIBERDADE FINANCEIRA COMEÇA AGORA: 3 MOTIVOS PARA CUIDAR DO SEU DINHEIRO

Você provavelmente já falou ou já ouviu alguém falando que quando começar a ganhar dinheiro vai poupar, organizar as finanças, elaborar planejamentos e até mesmo investir! Porém, nesse conteúdo vou apresentar 3 motivos para você cuidar da sua liberdade financeira a partir de agora, independente de estar ganhando dinheiro ou não!

 

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE!

Essa é uma expressão bem popular que resume bem a minha motivação para escrever esse texto.

Há certo tempo trabalho com educação financeira para jovens e, apesar de ensinar o tema para alunos que tiveram bons resultados, eu estava com um problema em casa! Mesmo oferecendo ajuda diversas vezes para minha irmã eu não conseguia conversar sobre dinheiro e sentia que ela estava se prejudicando por conta de hábitos financeiros ruins!

 

A MANU

A minha irmã se chama Manuela, tem 24 anos e há alguns meses atrás não tinha o mínimo controle de como gastava o dinheiro que ganhava. Ela não se preocupava muito em poupar, aprender a investir e muito menos em traçar metas financeiras.

Sempre que eu tentava conversar sobre as finanças pessoais dela, ouvia as seguintes respostas:

“Quando eu tiver dinheiro, começo a investir”

“Quando eu terminar a faculdade, vejo isso”

Bom, ela se formou em Nutrição no início desse ano, em seguida começou uma Pós-graduação e abriu um consultório com a ajuda dos meus pais!

Muita coisa mudou! Com certeza começar uma carreira e querer se firmar como uma ótima profissional exige muito trabalho e comprometimento. Ela está buscando informações constantemente para atender melhor os pacientes. Faz parcerias e também publica conteúdo nas redes sociais… Mas, e a relação com o dinheiro?

Mudou pouco!

De certa forma isso me lembra de alguns amigos da Engenharia, Medicina, Direito, Administração e de diversos outros cursos que falam a mesma coisa:

“Quando eu tiver dinheiro, começo a cuidar da minha vida financeira”.

 

ALGUMAS DIFICULDADES…

Percebo que, logo após uma graduação, muitos jovens ficam ansiosos e preocupados com seu futuro profissional. Eles possuem todos os motivos para isso! Mas, a maioria acaba deixando de lado o cuidado com o dinheiro.

Muitos vão trabalhar a vida inteira, ser ótimos profissionais, empresários e ganhar bastante dinheiro. Entretanto, nem todos vão realizar a viagem dos sonhos ou a tão sonhada aposentadoria antecipada e muito menos terão liberdade financeira!

Sabe por quê?

Porque mesmo que a pessoa seja uma referência no seu ramo de atuação, se o modelo mental do dinheiro não estiver programado para um alto nível de sucesso, ela jamais enriquecerá.

São coisas diferentes!

Ganhar dinheiro é muito importante, porém é apenas uma etapa do processo de enriquecimento!

 

3 MOTIVOS PARA CUIDAR DA SUA LIBERDADE FINANCEIRA

Apesar de continuar com hábitos de desorganização financeira, eu senti que minha irmã estava um pouco mais aberta ao assunto.

Eu teria que apresentar bons motivos para ela começar essa reformulação mental o quanto antes.

Agora, vou apresentar os 3 argumentos que eu disse a ela e no final do texto digo se teve resultado ou não!

 

1º – O PODER DOS JUROS COMPOSTOS

Comecei fazendo algumas contas simplificadas para provar com a matemática financeira que eu não estava falando bobagem.

Basicamente eu falei do poder dos juros compostos. Por falar nisso… Você sabe o que são juros?

Falando de forma bem simplificada, os juros são uma quantia que se ganha quando o dinheiro é emprestado.

Você também pode pensar como um aluguel do dinheiro!

Exemplo 1: Se você está fazendo um empréstimo no banco, significa que você pagará um aluguel por isso.

Exemplo 2: Caso você esteja aplicando seu dinheiro no banco, significa que você está alugando o seu dinheiro para o banco! Isso mesmo, as instituições bancárias também precisam do seu dinheiro e lhe pagarão um aluguel por isso!

OK, agora você sabe o que são juros.

Além de usar essa analogia com a Manu, também ensinei uma regra simples que me apresentaram no ano passado.

Estou falando da regra dos 72!

De forma simplificada, se você tem uma taxa de juros anual que está remunerando seu investimento e quer saber em quanto tempo esse valor será dobrado, basta fazer a seguinte conta:

regra-dos-72-para-calculo-usando-taxa-efetiva
Exemplo simplificado para ajudar no cálculo dos juros compostos.

Se você aplicou R$ 20.000,00 depois de 7 anos terá aproximadamente 40.000,00! Basta dividir 72 pela taxa de juros.

Porém, quando apenas pensamos em crescimento do dinheiro, podemos ser enganados! O seu dinheiro tem que crescer mais depressa que o preço dos produtos e serviços!

Você já chegou a um supermercado e viu que o preço de um determinado produto aumentou?

Então, mais uma vez explicando de forma prática, esse fenômeno é a inflação (aumento dos preços)!

Se, de forma geral, os preços dos produtos e serviços cresceram 10% e se seu dinheiro também cresceu 10%, na prática seu poder de compra NÃO aumentou!

Sempre fique de olho na inflação e faça a seguinte conta:

regra-dos-72-para-calculo-de-juros-compostos
Exemplo simplificado para ajudar no cálculo dos juros compostos.

Como eu disse anteriormente, a Manu está com 24 anos, se ela começar os investimentos agora, terá um grande aliado a seu favor. Estou falando do tempo!

Os juros compostos são como uma bola de neve, se você souber aproveitar pode alcançar sua liberdade financeira mais rapidamente.

Outro exemplo bacana é o dos filhos do meu sócio Bruno (fundador desse blog). Eles começaram esse processo dos 16 para os 17 anos e já estão colhendo resultados desse trabalho.

Cabe a você buscar bons investimentos para multiplicar seu patrimônio ao longo dos anos!

 

2º – O SEU MODELO MENTAL NÃO MUDA DE UM DIA PARA O OUTRO

O segundo grande ponto e talvez o mais importante seja o desenvolvimento da mentalidade financeira!

Eu sei que muitas pessoas vivem com o dinheiro contado e realmente economizar 50 reais por mês significaria abrir mão de algo importante na vida como uma atividade de lazer, mas isso não impede de investir na sua educação financeira aos poucos.

Muitos jovens só começam a se preocupar com isso depois dos 25 ou até mesmo dos 30. Algumas pessoas nunca vão se importar!

Não estou falando em aprender técnicas, ferramentas ou investimentos complexos para potencializar seus ganhos. Estou falando da forma que você enxerga a importância do dinheiro na sua vida, da sua visão de consumo e principalmente dos seus hábitos!

Falei para minha irmã não deixar de investir nela!

Leia bons livros, faça cursos, siga pessoas que agreguem conteúdo no seu dia a dia e converse esse assunto com amigos e familiares. Já é uma boa forma de começar!

os-segredos-da-mente-milionaria
Esse livro é uma boa opção para o desenvolvimento da mentalidade e da liberdade financeira.

3º  NÃO É TÃO DIFÍCIL QUANTO PARECE 

Percebi que uma barreira para a Manu era uma suposta burocracia e dificuldade que ela iria enfrentar para seguir as recomendações que eu passava.

Como assim?

Por exemplo, quando eu falava para abrir uma conta na corretora ela imaginou que seria muito complicado e não me falou nada.

Até que um dia antes do almoço, me sentei ao lado dela e abrimos a conta em menos de 15 minutos! Tudo sem sair de casa, apenas pelo site da corretora!

Muitas vezes nós fazemos isso (inclusive eu). Ficamos imaginando que algo será difícil e empurramos a atividade para depois, sem ao menos tentar!

É claro que durante esse processo teremos atividades fáceis e difíceis, mas hoje temos tanta informação disponível que não podemos usar mais a desculpa da dificuldade!

Assista a um vídeo gratuito no youtube, peça ajuda a um amigo, compre um curso online, contrate um serviço de alguma empresa. Enfim, estude as alternativas e comece fazendo o que achar seguro.

Você não é obrigado a ser um especialista em tudo, porém é você que deve correr atrás da sua liberdade financeira!

Ninguém lhe cobrará nada, a batalha é com você!

eu-e-minha-irma-analisando-investimentos
Nesse dia eu e minha irmã estávamos analisando um bom investimento para o perfil dela.

DEU CERTO?

Ainda é cedo pra falar de grandes resultados que a minha irmã obteve mudando alguns de seus hábitos financeiros. Porém, eu já consigo ver avanços importantes.

Como eu mesmo disse agora há pouco… A batalha é dela! Sempre enfatizo a ideia de uma caminhada com muitos tropeços e aprendizados!

Toda grande jornada começa com o primeiro passo! A liberdade financeira é uma evolução!

Se você ficou com alguma dúvida, pode comentar logo abaixo.

Não espere “ganhar dinheiro” para começar!

Para dar o primeiro passo da sua jornada, inscreva-se AQUI e receba nosso conteúdo VIP!

Até a próxima!